Figueiró do Campo - Resumo Histórico
A Freguesia de Figueiró do Campo pertence ao concelho de Soure, de cuja sede dista cerca de 12,5 quilómetros, no distrito de Coimbra. O seu orago é Apóstolo. Tiago, juntamente com o seu irmão S. João Apóstolo, foi chamado por Jesus a deixar a sua vida como pescador no mar da Galileia e tomar-se um dos seus discípulos mais próximos; testemunhou a Sua transfiguração e a Sua agonia no jardim do Getsémani, e foi o primeiro apóstolo a morrer pela sua fé. Tiago foi morto pela espada no ano 44, por ordem do rei Herodes Agripa, que desejava agradar aos opositores judeus do cristianismo. A ideia que data do século VII, de que Tiago pregou o evangelho em Espanha é apócrifa, mas duzentos anos depois, Santiago de Compostela afirmou possuir as suas relíquias, tendo-se tomado um dos maiores centros de peregrinação no Ocidente.

O topónimo "Figueiró" provém de "figueirala", "pequena figueira"; o composto "do Campo" além de servir como distintivo de outras povoações homónimas, alude também às características do território, pelo menos na época em que lhe foi atribuído este composto.

Do povoamento inicial do território da freguesia de Figueiró do Campo, pouco ou nada se conhece; porém, a sua situação geográfica, junto da margem esquerda da rio Ega, afluente do Mondego, e até as circunstâncias históricas da região em que se insere, indicam que este território deveria estar consideravelmente povoado antes do início da Nacionalidade, julgando-se que terá sido nesta época que se iniciou o repovoamento no território da freguesia.

Figueiró do Campo foi uma vigararia da apresentação do Mosteiro de Celas, de Coimbra. No administrativo sabe-se que a freguesia pertenceu ao concelho de Santo Varão, extinto a 27 de Julho de 1853. Passou para o concelho de Montemor-o- Velho, sendo anexada ao de Soure, no dia 31 de Dezembro de 1853. Beneficiou do foral de Montemor-o-Velho, dado por D. Manuel I, em Lisboa, a 20 de Agosto de 1516.

Fazem parte do património cultural e edificado nesta freguesia, a Igreja Matriz e a Quinta do Paço.

Grande parte da população activa da freguesia de Figueiró do Campo dedica- se a actividades do sector primário, sendo que a pecuária é ainda hoje, a par da agricultura, o principal esteio da economia local; fora as citadas, o pequeno comércio é a actividade que mais se destaca.
Newsletter
Para receber a newsletter da Freguesia de Figueiró do Campo preencha por favor o seguinte formulário.
Nome
Endereço de E-mail
Desenvolvido por: